sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sport União Sintrense prepara época de 2015/16 com muitas caras novas

Com o objectivo da manutenção no Campeonato Nacional de Seniores, o Sport União Sintrense iniciou no passado dia 21 (3.ª feira), os trabalhos de preparação para a nova época futebolística. O antigo internacional português, Luís Loureiro, regressa ao comando do plantel, tendo como adjuntos Tiago Farinha, e Paulo Guerreiro

Quanto a caras novas, são já conhecidas as de Bruno Barros (ex- Sp. Lourel), Feijão (ex-Estoril, Ilmo (ex-Atlético do Cacém, Tiago Figueiredo (ex-CD Fátima), Sandro (ex-Loures), Prazeres (ex-Oeiras), Sousa (ex-Benfica e Castelo Branco). Do plantel da época passada, transitam, Rui Monteiro, Hugo Bral, Pedro Correia, Filipe Gaspar, Ricardo Santos, e João Silva (gr). Regressa ainda o avançado Rui Caniço.Foram promovidos, os juniores, Jason Almeida (médio), e Vítor Silva (avançado).
Bola já rola no parque de jogos da Portela. Empate 2-2- com União de Leiria
 
 
 
Os trabalhos com bola têm-se intensificado, tendo sido realizados dois jogos-treino. Na Academia de Alcochete frente aos Juniores do Sporting, derrota por 4-0. Em casa com a União de Leiria, empate a duas bolas...

(foto: Sport União Sintrense-facebook)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

José Silva (Vale Grande) e Sara marinho (NúcleOeiras) vencem em Almargem do Bispo-Sintra a Correr

Reforçando o seu estatuto de uma das melhores provas do calendário pedestre, não só do concelho de Sintra, como da Área Metropolitana de Lisboa, O Grande Prémio de Atletismo de Almargem do Bispo, realizado no domingo, dia 19, reuniu na linha de chegada quatro centenas de participantes.

No plano individual, houve mais dois nomes a inscrever no palmarés da prova. José Silva, da Associação Sócio-Culturais do Vale Grande (Odivelas), e Sara Marinho, do NúcleOeiras-Associação Desportiva. Já nas equipas, o Sporting Clube da Reboleira e Damaia voltou a surpreender a Casa Benfica em Algueirão Mem Martins ganhando com 15 pontos de vantagem e confirmando o título de campeão, “Extra-Concelho”

 José Silva imparável na prova rainha de 9.800 metros

Com um pelotão de duas centenas e meia (juniores masculinos, seniores veteranas F35 e 40, e veteranos M35 a 60), a prova organizada da União de Freguesias de Almargem do Bispo-Pero Pinheiro-Montelavar, animou as estradas rurais de Almargem do Bispo e das localidades vizinhas, com realce para Almornos, o local onde mais pessoas saíram à rua para aplaudir os corredores. E já com a chuva miudinha a fazer o seu aparecimento na parte final da corrida, atenuando o esforço do traçado, em momentos, bem sinuoso. José Silva, da equipa do concelho de Odivelas, a Associação Sócio-Culturais Vale Grande com um ritmo impressionante apesar dos seus 45 anos, foi ganhando vantagem ao seu mais directo adversário, também ele do escalão de veteranos, mas do M50, Américo Pereira, da Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins. Chegou isolado à meta instalada junto ao campo de futebol do GD Almargense, festejando a vitória, ele que enquanto sénior foi dos atletas mais consistentes do pelotão, mas que viria posteriormente a fazer a sua “travessia no deserto” para chegar agora rejuvenescido a uma nova fase da sua vida de desportista. Inscreve agora o seu nome no palmarés da prova, interrompendo a série de três vitórias consecutivas de Nuno Carraça (URCA), o grande ausente em Almargem do Bispo.

Izabela Pires garantiu a vitória no Troféu Sintra a Correr 2015 em seniores fem.
Sara Marinho (NúcleOeiras) a vencer folgadamente
No sector feminino, Sara Marinho, do NúcleOeiras-AD, foi vencedora da prova em termos absolutos, batendo Izabela Pires, da Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins, e inscrevendo pela primeira vez o seu nome na galeria de vencedoras, ao lado de Daniela Carvalho (JOMA), em 2012, Cláudia Pereira (Individual), 2013, e Alice Basílio (AA Mafra), 2014. De resto, esta última atleta e que o ano passado mudou de escalão, esteve em foco na penúltima corrida (4.000) metros ao ser a vencedora folgada (F45), e com Emília Borges, do CCD Sintrense a ganhar em F50.

Também na classificação por equipas, houve um vencedor em estreia. O Sporting Clube da Reboleira e Damaia bateu a equipa da Casa Benfica no Algueirão por 15 pontos e venceu pela primeira vez em Almargem do Bispo. Depois da vitória em 2012, da Associação Atlética do Pego Longo, e do “bis” dos benfiquistas em 2013 e 2014, o emblema da cidade da Amadora inscreve também o seu nome na galeria de vencedores.

 Geral individual
1.º José Silva, ASC Vale Grande (M45)
2.º Américo Pereira, CBAMM (M50)
3.º Paulo Rola, N.A.Z.Abóboda (M50)
4.º Jorge Diamantino, AA Belém (sénior)
5.º Euclides Sanches, CBAMM (sénior)
6.º Tiago Lopes, GRD Manique Cima (júnior)
7.º Fernando Alves, AA Mafra (M45)
8.º João Caldeira, Linda-a-Pastora (M50)
9.º Paulo Alves, CP IN casa Moeda (M35)
10.ºSérgio Martinho, Individual (M35)

 Geral feminina
1.ª Sara Marinho, NúcleOeiras (senior)
2.ª Izabela Pires, CBAMM (sénior)
3.ª Marisa Antunes, NúcleOeiras (Sénior)
4.ª Paula Cardoso, SCR Damaia (F35)
5.ª Isabel Rodrigues, Garmin/CCO (F40)


Sporting Clube da Reboleira e Damaia-1.º classificado nas equipas
 Classificação colectiva-equipas
1.ª SC Reboleira e Damaia, 389 pontos
2.ª Casa Benfica AMM, 374
3.ª Jobrinde-Montes Saloios, 193
4.ª GRD Manique Cima, 155
5.ª NúcleOeiras-AD, 141
6.ª Rest. O Cartaxeiro-Caneças, 134
7.ª GRD Ribeira da Lage, 122
8.ª GRD “Os Fixes” Queluz Baixo, 111
9.ª Núcleo Atl. Zona Abóboda, 95
10.ª Amigos Atl. Mafra, 83

terça-feira, 21 de julho de 2015

Special Olympics World Games começam no dia 25. "Unir o Mundo através do Desporto"é o lema dos Jogos Mundiais de Verão 2015

Os Jogos Mundiais para pessoas com deficiência intelectual (Special Olympics World Games ), realizam-se de 25 de Julho a 2 de Agosto de 2015, em Los Angeles, com Carolina Tubal, representante do Cardiga Special Olympics, a integrar a comitiva de  atletas de equitação, que representarão Portugal, pela primeira vez, nesta disciplina.
 
O objetivo dos Special Olympics World Games Los Angeles 2015 é unir o mundo através do desporto, celebrando as habilidades e realizações de pessoas com deficiência intelectual, para, desse modo, formar uma nova visão global de aceitação da diferença.
Para se chegar até aqui muito trabalho foi feito. Quando em 2012, a Academia Equestre João Cardiga, assina protocolo com o presidente do Special Olympics Portugal, Dias Ferreira, para a organização do 1º campeonato nacional da modalidade, já se sonhava com a possibilidade de ter uma comitiva portuguesa neste importante evento. Passados 3 anos o objetivo é alcançado.
Comitiva portuguesa aos OWG
 
Dos 17 atletas, da Academia J Cardiga, que habitualmente participam nas provas Special Olympics equitação, a escolha da organização recaiu sobre a Carolina Tubal, uma jovem de 17 anos, praticante de equitação adaptada na Academia desde 2009. Para alem da Carolina integram a comitiva portuguesa mais dois jovens, que desta forma constituem a primeira equipa portuguesa nesta competição.
                                          (texto e foto: Academia J.Cardiga)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Ricardo Barbosa (Benfica) e Izabela Pires (CBAMM) vencem II Milha Urbana U.R.C.A-Troféu Sintra a Correr

Antepenúltima prova do calendário do Troféu Sintra a Correr 2015, a 2.ª edição da Milha Urbana da Abrunheira realizada no domingo, dia 12, reuniu na linha de chegada quase três centenas de atletas, com a grande fatia a pertencer aos escalões de veteranos masculinos.
Ricardo Barbosa na liderança da corrida pressionado por Ivo Fernandes-SCR Damaia


Nos escalões de referência-seniores, as vitórias foram para Ricardo Barbosa, do SL Benfica que bateu Nuno Carraça, da URCA, nos homens, enquanto que nas mulheres, Izabela Pires, da Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins conseguiu "desenvencilhar-se nos metros finais da veterana (F35), Paula Cardoso, do Sporting Clube da Reboleira e Damaia.

Izabela Pires, Adriana Silva, Susana Fernandes e Rita Dias no pódio de seniores femininos
Na classificação colectiva, o emblema da cidade da Amadora foi a mais pontuado e arrecadou o primeiro lugar, seguido da equipa da Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins, e da do Restaurante Cartaxeiro-Caneças. A fechar o "top five", número de chamadas ao pódio para os respectivos troféus, o GRD Manique de Cima (4.º), e GRD Ribeira da Lage (5.º) fecharam a lista.
Seguem-se agora as provas de Almargem do Bispo (dia 19), e do Clube TT Montes Saloios (dia 25), encerrando assim o quadro competitivo da Câmara Municipal de Sintra relativo à temporada de 2014-15.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

10.ª "Travessia António Bessone Basto" no dia 12, com número recorde de inscritos

A 10ª Travessia António Bessone Basto, uma prova de natação em águas abertas em pleno Rio Tejo, está marcada para o dia 12 de julho. Este evento de natação será constituído por duas provas, uma de um quilómetro, com saída, às 14H00, da Praia de Santo Amaro de Oeiras e outra de 2.5 Km, com partida de Paço de Arcos, às 15H00. Ambas têm a meta na Oeiras Marina.
 
Este ano, participam cerca de 300 atletas, um número recorde de inscritos nesta prova, na qual estarão representados 60 clubes de Norte a Sul do país, entre os quais o Sport Algés e Dafundo, o Sporting Clube de Portugal, a Académica de Coimbra e a Sociedade Filarmónica Piadense, entre outros.
Irão participar também cerca de 100 atletas individuais, que farão a sua estreia nas águas bravas do Rio Tejo e 10 atletas de nacionalidade estrangeira.
Entre as presenças confirmadas, destaque-se a participação dos atletas olímpicos: o homenageado António Bessone Basto (Tóquio 1964), Miguel Arrobas Silva (Barcelona 1992), Nuno Laurentino (Atlanta 1996 e Sidney 2000) e Arseniy Lavrentyev (Pequim 2008 e Londres 2012).
Refira-se que a Travessia deste ano, na sua décima edição, insere-se num programa de atividades promovido pela Câmara Municipal de Oeiras e a Oeiras Viva, EM, cujo objetivo é prestar homenagem a António Bessone Basto, o desportista português com maior número de medalhas recebidas.
Edição de 2015 espera recorde de participantes
Este programa de homenagem ao atleta inclui a exposição “António Bessone Basto – Uma Travessia pelo Desporto” patente na Oeiras Marina e a realização de um Treino de Mar com o homenageado, no dia 9 de julho, às 10H30. Refira-se que neste âmbito teve já lugar no passado fim de semana (4 e 5 de julho), um Campeonato de Pesca Submarina.
 
Programa da 10ª “Travessia António Bessone Basto”:
14H00 - Partida 1km – Praia de Santo Amaro de Oeiras»»» Marina de Oeiras
15H00 - Partida 2,5km - Praia de Paço de Arcos»»» Marina de Oeiras
17H00- Entrega de prémios (Porto Recreio de Oeiras)
(Fonte: Gabinete de Imprensa da CMO). Foto: Cortesia da ammagazinemodalidades amadoras)

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Escola BS Mestre Domingos Saraiva, no Algueirão, vice-campeã nacional de pista-Iniciados

O Município de Albufeira, no Algarve, acolheu as finais nacionais do Desporto Escolar envolvendo os escalões de Iniciados nas modalidades de Atletismo, Badmínton, Futsal e Voleibol (AE Alto dos Moinhos). Os jogos decorreram nos Pavilhões Desportivos de Albufeira, Paderne, Olhos de Água e das escolas EB 1 de Ferreiras e EB 2,3 Francisco Cabrita. Já o atletismo marcou presença no Estádio da Belavista, no Parchal.

O evento reuniu, durante quatro dias, aproximadamente 800 atletas e 2.000 acompanhantes, entre pais, amigos. Os jogos decorreram nos Pavilhões Desportivos de Albufeira, Paderne, Olhos de Água e das escolas EB 1 de Ferreiras e EB 2,3 Francisco Cabrita. Já o atletismo marcou presença no Estádio da Belavista, no Parchal.
Equipa de Iniciados femininos da EBS Mestre Domingos Saraiva-vice campeã nacional equipas
Créditos da foto: EBS MDS
A iniciativa foi realizada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região do Algarve, em parceria com o Município algarvio, tendo na Comissão de Honra o Ministro da Educação, Nuno Crato, e o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, entre outras figuras locais.
 
No atletismo, a EBS Mestre Domingos Saraiva, no Algueirão marcou presença no atletismo com as equipas masculina e feminina, campeãs distritais de Lisboa, e apuradas directamente, concorrendo com as restantes de cada distrito do país e que se apresentaram nas competições regionais. Houve ainda agrupamentos distritais, reunindo os melhores atletas classificados individualmente nas várias disciplinas da pista ao ar livre. Foi o caso de Lisboa que nas raparigas, acabaria por arrecadar em Albufeira o título nacional, derrotando a equipa da Escola Mestre Domingos Saraiva que ainda assim subiu ao pódio, sagrando-se vice-campeã nacional. Já os rapazes classificaram-se no 3.º lugar, e nas prestações individuais, há a destacar a vitória no Salto em Altura, de Duarte Clara com a marca de 1.65 metros.