quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

42.ªSão Silvestre da Amadora no dia 31 de Dezembro




É a mais antiga corrida de São Silvestre em Portugal. A Cidade da Amadora recebe ao final da tarde do dia 31 de Dezembro, a 42.ª Edição da prova, numa organização conjunta da Câmara Municipal e do Desportivo Operário Rangel, este ano, e pela primeira vez, com apoio em termos técnicos da empresa HMS Sports.´
Apresentação da prova foi feita nos Paços do Concelho da Amadora


No regulamento, e traçado da prova, que mantém a distância dos 10 km, existem algumas novidades, como o regresso à famosa “subida dos Comandos”, pela sua dificuldade, e a partida e chegada na Estrada dos Salgados, “alargando” assim a zona de partida aos cerca de milhar e meio de concorrentes, número previsto para a edição deste ano. Também a animação ao longo do percurso está assegurada por 4 grupos musicais (frente ao restaurante Chafariz, estátua do Bombeiro, rotunda do Vulcão, e parque Central) e ainda dois cuspidores de Fogo, e 2 batuqueiros (perto da subida dos Comandos), e um malabarista e um batuqueiro, no parque Delfim Guimarães, na Reboleira.

Também nas grelhas de prémios monetários, equipas e escalões, houve mudanças, com os 25 melhores a serem distinguidos. Todavia, todos os que terminarem a corrida, receberão uma medalha alusiva à 42.ª Edição da São Silvestre da Amadora.

«Em cada final de ano, a corrida de São Silvestre da Amadora, é um desafio à Cidade, num grande momento de festa do Desporto. Serve também para reforçar os laços de optimismo na entrada de 2017, na esperança de ser melhor, mais solidário, e mais inovador, de resto em linha com esta edição, a 42.ª Corrida de São Silvestre…» afirmou Carla Tavares, presidente da C.M.A, na apresentação da prova que decorreu no passado dia 20, na sede da autarquia.

As inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 31 (sábado), no sitio do evento na Internet –saosilvestredaamadora.pt, ou presencialmente no espaço da prova, Edifício da Câmara Municipal (antiga galeria municipal até ao dia 29 (5.ª feira).



Fernanda Ribeiro detém máximo de vitórias individuais

Em termos de história, recorde-se que a 1.ª Edição (1975), foi ganha por Carlos Lopes (Sporting), e a inclusão da classificação feminina só começou em 1980 (6.ª Edição), com Rita Borralho (Benfica) a sagrar-se vencedora. No percurso original, os recordes pertencem a Albertina Machado (SC Braga), 25:54’, e Domingos Castro (Sporting), 22:18. Na distância actual (10 km), iniciada em 1992, os melhores registos são do Queniano, Moses Masai com 28:25’, em 2007, e de Jelena Prokopcuka, da Letónia, com 32:10’. Já Fernanda Ribeiro (Maratona da Maia, FC Porto, e Valência Terra y Mar) soma o maior número de triunfos (7), seis deles consecutivos (1993 a 1998!).

O programa da prova é o seguinte:

17h05- Desfile de carros antigos

17h50- Partida da elite feminina

18h00- Partida geral

19h00-Entrega de prémios

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Benfica-B ganha em Sintra (1-2) e segue na liderança da 2.ª Divisão de hóquei em patins sem derrotas


Líder incontestado da tabela classificativa, cem por cento vitorioso, o Benfica-B, jogou no sábado, dia 3, no pavilhão de Monte Santos, num encontro de extremos, visto o Hockey Club de Sintra ocupar a posição de lanterna-vermelha. Apesar da diferença pontual entre as duas equipas, essa não se notou dentro do rinque, com os encarnados a sofrer bastante para conseguir a vitória, e somar os três pontos em disputa.

 Com apenas sete minutos decorridos após o apito inicial da dupla de arbitragem, já o Benfica ganhava por 0-2, deixando em sobressalto os adeptos sintrenses, quanto à possibilidade de uma goleada. Só que aos 10 minutos, os encarnados cometeram uma falta passível de livre directo, apressando-se o treinador “Tikinho” em trocar Nuno Maria, por Tomás Silva para que fosse este patinador a concretizar. Todavia, o remate saiu mal, valendo que na recuperação da bola, possibilitou ao capitão Diogo Carrilho, anichar a bola na baliza do emblema da Luz. Com a diferença mínima no marcador, o Sintra melhorou bastante, levando esse resultado para o intervalo. No segundo tempo, o jogo manteve-se equilibrado sem grandes oportunidades de golo, com o Benfica muito organizado, nomeadamente na zona defensiva atacando com três, e recuando com quatro, conseguindo manter a vantagem no marcador e levando assim os três pontos em disputa.

Boa arbitragem da dupla do CRAHP Lisboa, Carlos Brás e Gisela Infante.

 No pavilhão de Monte Santos, as equipas alinharam:

HC Sintra; João Patrício; Ricardo Viegas, Diogo Carrilho, Nuno Maria, e Vasco Batista (cinco inicial); Jovi, Diogo Coutinho, Tomás Silva, Tomás Cardoso (júnior), e Pedro Soares.

Benfica-B: Machial; Frederico Neves, Pedro Batista, Filipe Fernandes, e Gonçalo Pinto (cinco inicial); Bernardo Reis, Luís Cebola, Diogo Neves, Xavier Duro, e Carlos Silva.

Ao intervalo: 1-2. Resultado final: 1-2. Marcadores: Diogo Carrilho (HCS). Filipe Neves, e Frederico Fernandes (SLB).

Próxima jornada (dia 10): SC Marinhense-Hockey Club de Sintra
(Fonte: Jornal de Sintra)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

HC Sintra recebe Benfica-B na 2.ª Divisão Nacional-Zona Sul


Realiza-se no sábado dia 3 de Dezembro, a 8.ª Jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão-Zona Sul, com a equipa do Hockey Club de Sintra a receber pelas 18h00, no pavilhão de Monte Santos, o Benfica-B, líder da classificação, num jogo de extremos, já que o conjunto de Sintra ocupa o lugar de lanterna-vermelha.

Registe-se ainda que na ronda anterior, realizada no dia 26 de Novembro, o HC Sintra saiu derrotado na deslocação a Valado de Frades (3-2) frente à B.I.R. Foi a 6.ª derrota em 7 jogos, saldando-se apenas um empate, que vale assim o ponto até agora conquistado.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Os atletas de Ténis de Mesa da Associação CDR D. Carlos I/Clube Top Spin conquistaram três pódios no “II Torneio Memorial Humberto Gaspar”, prova pontuável para o Ranking Nacional de Atletas (categoria B), organizada pela Associação de Ténis de Mesa de Lisboa, que decorreu nos dias 15 e 16 de outubro em Mafra.
Esta prova disputou-se nos escalões de Cadetes, Juniores e Seniores, masculinos e femininos, tendo contado com a presença de 15 atletas do Clube Top Spin que lograram alcançar os seguintes resultados de relevo:
- Diana Gomes: 3ª Classificada Cadetes Femininos
- Diogo da Silva: 3º Classificado Seniores Masculinos


Classificação por equipas:
2º Lugar em Seniores Masculinos
- Eduardo Gomes: 5º Classificado Seniores Masculinos
- Rodrigo Neves: 6º Classificado Seniores Masculinos
- Miguel Neves: 6º Classificado Cadetes Masculinos
Atletas do Top Spin (à esquerda) no pódio de Mafra

quinta-feira, 23 de junho de 2016

João Pereira (Olimpico de Oeiras) Medalha de Bronze no mundial de Duatlo-sub 23

O triatleta, João Ferreira Pereira, e que esta época trocou o GRD Manique de Cima, pelo Clube Olímpico de Oeiras, conquistou para Portugal, a medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Duatlo no escalão de Sub-23, prova realizada no passado dia 4, em Avilés, Espanha.

O atleta sintrense cumpriu o percurso na distância Standard, ou seja, 10 km de corrida, 40 km ciclismo e 5 km de corrida no tempo de 01:46:07’, chegando mesmo a liderar o segmento do atletismo, onde se sente mais à vontade.
João Pereira, que já se havia distinguido com as cores de Manique de Cima (triatlo), SL Benfica, e Escola Secundária de Santa Maria, no atletismo escolar, enquanto júnior, reforça o seu estatuto de internacional, ele que no passado mês de Maio conquistou em Torres Vedras, o título de campeão nacional de Duatlo.

Créditos fotográficos: José Luis Garcia Garcia/fonte facebook/João Pereira

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Bia Domingues (Taebek) vice-campeã nacional de taekwondo-sub 21

Bia Domingues, atleta da Taebek Triângulo Taekwondo, clube de Algueirão-Mem Martins, concelho de Sintra, conquistou no dia 29 de Maio, no Pavilhão Desportivo do Colégio Internato de Carvalhos (Vila Nova de Gaia), o título de vice-campeã nacional sub 21.
Atletas e treinador da Taebek no nacional de sub 21

A Taebaek Triângulo Taekwondo, apresentou-se com dois atletas e o seu treinador, Tarik El Jamri, conquistando duas medalhas (prata e bronze), relevando-se a conquista do título de vice-campeã nacional de Bia Domingues, -57 kg. Já Leandro Salvador, subiu ao pódio, ao classificar-se no 3.º lugar em +87 kg. Registe-se ainda que este atleta conquistou no dia 24 de Abril, em Lisboa (pavilhão do Casal Vistoso), o título de Campeão Universitário.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Volta a Portugal em Bicileta Santander Totta apresentada em Lisboa com muitas novidades



Quase a completar 90 anos, a Volta a Portugal em Bicicleta começa este ano em Oliveira de Azeméis, no dia 27 de Julho, e termina em Lisboa no dia 7 de Agosto depois de percorridos 1.618, 7 km. O salão Nobre dos Paços do Concelho da edilidade lisboeta, presidida por Fernando Medina, acolheu ao início da tarde desta 3.ª feira, dia 7, a apresentação oficial da 78.ª Volta a Portugal Santander Totta, evento que reuniu autarcas, patrocinadores, dirigentes federativos, ciclistas, e muitas dezenas de convidados.





Joaquim Gomes, director da prova na sua intervenção, explicando etapa-a-etapa
O mapa das etapas apresenta-nos algumas novidades relativamente a edições anteriores, com o pelotão a rolar pelas estradas alentejanas e nos troços de terra batida, com um dos dos famosos troços do Rally de Portugal, em Fafe, estreando-se ainda as vilas da Nazaré e de Arruda dos Vinhos como partida e chegada de etapa.

Gustavo Veloso, o vencedor repetente dos dois últimos anos, e esta época com as cores da W52-FC Porto, surge novamente entre o lote de favoritos que deseja marcar a chegada a Lisboa com um triunfo na maior competição organizada no verão português. Ao todo serão 18 equipas, das mais diversas geografias mundiais, e com 144 competidores a marcarem presença no Prólogo, em Oliveira D’Azemeis, sabendo-se que nem todos vão aguentar os 11 dias de competição, 1 prólogo e 10 etapas.

Por isso, na noite de 1 de Agosto e que antecipa o dia de descanso da Volta a Portugal Santander Totta, David Fonseca é o artista convidado para o Concerto da Volta que às 22 horas sobe ao palco montado no largo da Sé de Viseu. É a oportunidade de ver e ouvir ao vivo a interpretação de temas como “Chama-me que eu vou”, “Cry 4 love” ou “Itmeans I loveyou”. Após o concerto a “Volta à Noite” vai terminar em grande animação na discoteca “NB”, junto à Câmara Municipal de Viseu.

E se os ciclistas têm no dia 2 de agosto (terça-feira) a sua merecida folga, neste dia surge a já tradicional Etapa da Volta Via Verde RTP, que este ano comemora a 10ª edição, destinando-se aos cicloturistas, ou ciclistas amadores.

Com a partida e chegada, na Avenida da Europa em Viseu, os participantes têm reservado um percurso de aproximadamente 90 km. Como já é tradição, esta “Etapa da Volta Via Verde RTP”, procura oferecer aos atletas um pouco de competição, sendo os últimos 20 KM corrido em “roda livre”. Outra das novidades para este ano, é o almoço convívio, realizado junto à meta que contará, mais uma vez, com a “Classe Vintage”, onde as bicicletas antigas ganham destaque e fazem reviver o espírito do ciclismo de outros tempos

Inserida no programa da Etapa da Volta acontece a “3ª Mini Etapa da Volta”, oferecendo aos ciclistas de palmo e meio a sensação de estar por dentro da grande festa do ciclismo. Nesta pequena aventura, as crianças até aos 11 anos devem ser acompanhadas por um adulto que também terá de pedalar. A partida da Mini Etapa será dada às 9h.

As inscrições na prova estão abertas até às 24 horas do dia 26 de Julho e poderão ser efectuadas no sitio da Internet www.volta-portugal.pt ou no site da Via Verde, onde são englobadas num pacote promocional que inclui jersey oficial, alojamento e descontos em combustível e portagens.


Dezenas de municípios envolvidos nas várias etapas da prova
Refira-se que a 78ª Volta a Portugal Santander Totta tem como municípios intervenientes nas Partidas e Chegadas de Etapas, os  municípios de Oliveira de Azeméis, Ovar, Braga, Viana do Castelo, Fafe, Montalegre Macedo de Cavaleiros, Bragança, Mondim de Basto, Lamego, Viseu, Belmonte, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo Branco, Nazaré, Arruda dos Vinhos, Alcácer do Sal, Setúbal, Vila Franca de Xira e Lisboa.
Na passagem do pelotão por outras localidades existem municípios envolvidos com

a organização, como é o caso de Almeida, Gondomar, Mirandela, Montemor-o-Novo, Sabugal, Santo Tirso, Valongo, Valpaços e Vendas Novas.
EQUIPAS PARTICIPANTES NA 78ª VOLTA A PORTUGAL SANTANDER TOTTA
Equipa                                          País                          Categoria
Androni Giocattoli - Sidermec  ITA                  Continental Profissional
Armée De Terre                          FRA                            Continental
Astana City                                  KAZ                          Continental
Boyacá Raza de Campeones   COL                              Continental
Caja Rural - Seguros                  ESP                        Continental Profissional
Christina Jewelry Pro Cycling  GER                              Continental
Drapac Professional Cycling    AUS                     Continental Profissional
Efapel                                           POR                     Continental
Euskadi Basque Country - Murias ESP                      Continental
Funvic Soul Cycles - Carrefour  BRA                       Continental Profissional
Inteja - MMR Dominican Cycling Team DOM             Continental
LA Alumínios - Antarte             POR                          Continental
Lokosphinx                             RUS                                  Continental
Louletano - Hospital de Loulé POR                               Continental
Rádio Popular - Boavista      POR                                   Continental
Sporting - Tavira                   POR                                 Continental
Team Roth                                SUI                              Continental Profissional
W52 - Porto                         POR                                        Continental



terça-feira, 7 de junho de 2016

Clube de Futebol Santa Iria bate Sp. Lourel (1-0) na final da Taça da Taça AFL 2015-16


Santa Iria dominou o jogo com mais iniciativas atacantes
Um golo apontado por Salvador aos 73 minutos de jogo valeria ao Clube de Futebol Santa Iria a conquista da Taça AFL 2015-16, numa final em que o Sporting Clube de Lourel também queria ganhar mas que não dispôs de oportunidades de golo para o conseguir. Este é o segundo troféu conquistado pela equipa do concelho de Loures, já que venceu em 1996-97.


Com um bloco muito forte a partir do seu meio-campo, o Santa Iria conseguir travar as iniciativas ofensivas dos leões que foram os primeiros a dar sinal de perigo num excelente remate de Edson que seria um dos melhores em campo. No segundo tempo, com a entrada dos criativos Patrick, e Ricardinho, o conjunto leonino melhorou bastante e obrigou o guardião adversário a duas boas defesas, evitando assim o prolongamento do jogo.
Adeptos do clube de Santa iria fizeram a festa e puxaram pela equipa de principio ao fim
No final do encontro, Nuno Lobo, presidente da AFL e Carlos Teixeira, Presidente da Assembleia Geral fizeram a entrega do troféu à equipa vencedora, numa cerimónia que envolveu ainda dirigentes associativos e dos clubes envolvidos, do Conselho de Arbitragem, e do presidente da União de Freguesias de Sintra, Eduardo Casinhas.

Com arbitragem de Miguel Bértolo Nogueira, coadjuvado por Jorge Gouveia, e Nuno Rocha, as equipas alinharam da seguinte maneira:

 SC Lourel: Ivan Dias; Gouveia, Tobê, Paulinho (João Raimundo, 79´) e Edson (Vitaliy, 79´); Duda (Patrick, 66´), Meira, Colaço e Edgar (Hélder, 79´); Edivaldo (Ricardinho, 79´) e Rúben Freire. Treinador: Paulo Oliveira.

CF Santa Iria: Paulinho; Felix, Salvador, Rocha e Gonçalo; Stanick, Paiva (Portela, 69´), Gregge (Diogo Soares, 69´) e Telmo (Mourinho, 81´); Flecha e Diogo. Treinador: Nuno Lopes.
Ao intervalo: 0-0. Marcador: Salvador (73´).

sábado, 4 de junho de 2016

Futebol- Sporting de Lourel e Santa Iria discutem "Taça AFL" no domingo, dia 5 de Junho


A Associação de Futebol de Lisboa lançou ao final da tarde de 6.ª feira, dia 3, no Auditório 2000, na sua sede, em Lisboa, a final da Taça AFL 2015-16, competição que se realiza no próximo domingo, dia 5 pelas 17h00, no Estádio 1.º de Maio-INATEL, entre as equipas do Sporting Clube de Lourel (Sintra), e Clube de Futebol Santa Iria (Loures).
Capitães do SC Lourel e CF Santa Iria com as mãos na taça no final da conferência de imprensa


Na conferência de imprensa marcaram presença os treinadores, dirigentes, e capitães das duas equipas, para além dos responsáveis associativos e dos árbitros do jogo, cinco no total. O chefe de equipa (Miguel Bértolo Nogueira), os assistentes de linha, o 4.º árbitro, e um jovem convidado.

Nas diversas intervenções todos relevaram a importância da final se realizar no Estádio 1.º de Maio, em Lisboa, uma espécie de Jamor para o futebol distrital, esperando que impere o fair-play, e que o público compareça na festa, contribuindo para o espectáculo. A entrada é gratuita e por isso espera-se uma excelente moldura humana na grande festa do futebol distrital...


sexta-feira, 3 de junho de 2016

Sporting de Lourel ascende ao campeonato nacional de Iniciados


A quatro anos de celebrar o seu centenário, o Sporting Clube de Lourel consegue um feito inédito na sua história, ao promover uma equipa dos escalões jovens aos campeonatos nacionais da Federação Portuguesa de Futebol. A equipa de Iniciados ao bater o Desportivo de Mafra (2-1) na derradeira jornada da Divisão de Honra da AFL, realizada no domingo, dia 29, segurou a vantagem de dois pontos sobre o Sportivo de Loures e garantiu assim a subida de divisão…
Plantel de Iniciados A do SC Lourel que ascendeu ao campeonato nacional em 2016-17

Com a promoção ao campeonato nacional na próxima época, o Sporting Clube de Lourel consegue assim um dos objectivos traçados no início da época, sob a coordenação de José Ricardo Santos, numa equipa técnica e directiva onde sobressaiu um trabalho de equipa, com os treinadores, Cristóvão Henriques e Ruben Antunes, a fisioterapeuta, Anália Santos, o seccionista, Mário Maia, e o presidente da direcção, Fernando Rocha da Silva.
Classificação final: 1.º Sporting-C, 83 pontos, 2.º Benfica-B, 83, 3.º SC Lourel, 58, 4.º GS Loures, 56, 5.º Sacavenense, 56 (…), 9.º AC Cacém, 42, 16.º Estoril Praia-B, 9.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

BTT Terrugem agendado para o dia 3 de Julho mais cedo que o habitual


Para este ano de 2016 a ABIT, entidade organizadora há doze anos do BTT Terrugem apresenta várias novidades relativamente ao seu mais emblemático evento, o BTT Terrugem.

Nos últimos anos muitos de nós que reservavam o segundo domingo de Setembro para ir dar uma volta pelos trilhos de Sintra, teremos de reajustar o calendário para o primeiro domingo de Julho. Sendo assim teremos a 3 de Julho a realização do XII BTT Terrugem na vila da Terrugem a 10Kms de Sintra.

Esta é a primeira mas não a única novidade para este “novo” BTT Terrugem!

Alem dos habituais percursos de 15Kms guiados e os 40Kms e 70Kms de andamento livre, foi anunciada a criação de uma nova distância denominada de Extreme com sensivelmente 100Kms guiado por GPS. Com sensivelmente 2600 metros de acumulado será capaz de desafiar os mais bem preparados a descobrir alguns dos mais espetaculares dos trilhos de Sintra.


Se as novidades apresentadas já o entusiasmaram à participação no XII BTT Terrugem, com certeza o facto de os dois percursos maiores voltarem a entrar na Serra de Sintra e com a garantia de entrar em zonas normalmente fechadas à passagem de bicicletas, como o exemplo do Parque de Monserrate, alem de outros pontos míticos como a subida à Pedra Amarela, Peninha entre outros espetaculares trilhos como só a Serra de Sintra pode oferecer, serão sem duvida mais que justificativos para reservar esta data.

Talvez inspirados por este novo percurso de 100Kms, esta organização apresenta mais uma novidade, esta talvez única no panorama nacional neste tipo de eventos, a criação de um escalão por peso, neste caso a classe +100Kgs. Os participantes que queiram participar neste escalão ao efetuar a sua inscrição colocam a sua intensão de participação e no levantamento do seu dorsal será verificado o seu peso e estarão a competir em igualdade de peso, fator físico que condiciona a performance no ciclismo e que assim motiva e dá o merecido mérito aos mais pesados. Sem dúvida uma ideia inovadora e que conta já com uma participação de Filipe Matias, vencedor do concurso Peso Pesado.

Com inicio das inscrições marcado para ter inicio a 20 de Março e disponíveis no portal www.apedalar.pt. Todas as restantes informações sobre este evento estarão disponíveis no seu portal oficial www.btt-terrugem.com ou através da sua página do Facebook www.facebook.com/ABITbttterrugem.
(Texto e imagem: ABIT)


quarta-feira, 30 de março de 2016

Portugal Rugby Youth Festival: Os melhores Juvenis da Europa nos dias 2 e 3 de Abril, em Lisboa



A 8ª edição do Portugal Rugby Youth Festival foi apresentada na 3.ª feira, dia 29, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa. A Conferência de Imprensa deste festival de Rugby, que é considerado actualmente um dos maiores e melhores Torneios Europeu Juvenis, contou com os oradores António da Cunha (Director da Move Sports) Luís Cassiano Neves (Presidente da Federação Portuguesa de Rugby), Nuno Fernandes Thomaz (Vice-Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos) e Jorge Máximo (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa).

Jorge Máximo, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, explicou a importância do evento para o Município: “É com enorme satisfação que a cidade de Lisboa acolhe, uma vez mais, o  Portugal Rugby Youth Festival, que este ano assinala a 8ª edição. Desde a primeira edição que o evento tem vindo a afirmar-se como uma referência internacional do Rugby juvenil, contando com um total acumulado de participantes de cerca de 12 000 jogadores nacionais e estrangeiros.  É sem dúvida um dos melhores torneios de Rugby de formação organizado na Europa que atrai anualmente cerca de 800 jovens estrangeiros a Lisboa, servindo também como montra da cidade cosmopolita e Erasmus que Lisboa ambiciona ser. É também uma excelente oportunidade para os muitos praticantes Lisboetas da modalidade terem a chance de se confrontarem com jovens de países onde o Rugby é uma modalidade mais consolidada e competitiva. Espero que esta prova se realize em saudável competição desportiva e que continue a ser uma competição de referência entre os jovens!”

Numa organização conjunta entre a Move Sports e a Câmara Municipal de Lisboa, António da Cunha, Director da empresa responsável pelo festival, deu a conhecer alguns dos pormenores que caracterizam esta edição. “É uma honra uma vez mais poder organizar esta grande competição, que impulsiona e desenvolve o Rugby nacional, proporcionando aos jovens jogadores experiências muito enriquecedoras, que lhes permitem crescer no âmbito desportivo e pessoal. A oitava edição do Portugal Rugby Youth Festival conta novamente com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa e trará novamente um grande impacto para a capital portuguesa”. Este ano, contamos com excelentes equipas, muito cotadas de Inglaterra, Pais de Gales, Irlanda e Espanha. Conseguimos trazer alguns dos melhores clubes da Europa, como é o caso do Bristol Academy, da 1ª divisão Inglesa. Esperamos uma competição muito equilibrada e estamos felizes por contribuir para o crescimento dos jogadores portugueses, que encontram novos desafios e novas realidades ao contactarem com equipas provenientes de países com mais tradições”, finalizou António Cunha. 

O Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Luís Cassiano Neves, declarou que “O Portugal Rugby Youth Festival é hoje a grande referência em termos de torneios internacionais de jovens jogadores em Portugal e tem assumido, nos últimos anos, uma significativa relevância global. Como prova importantíssima no nosso calendário desportivo, merece da parte da Federação Portuguesa de Rugby todo o apoio pelo papel que desempenha no desenvolvimento dos nossos jovens praticantes, expondo-os a um ambiente de convívio e competição internacionais, bem como na publicitação da modalidade junto do público geral”.

A Caixa Geral de Depósitos volta a estar presente no Festival como Prime Sponsor do Festival, continuando a estratégia de longo prazo de aposta na modalidade. Para Nuno Fernandes Thomaz, “Estamos no Rugby porque é um jogo de equipa e nós, na Caixa, trabalhamos em equipa para atingirmos os objetivos”.

O Portugal Rugby Youth Festival é considerado neste momento, como um dos melhores festivais da Europa de Equipas Juvenis para escolas e clubes e afirma-se cada ano como um dos principais eventos desportivos da cidade de Lisboa. O festival inclui-se nos grandes eventos desportivos realizados em Lisboa entre Setembro de 2014 e Agosto de 2015, sendo um forte contribuinte para impacto económico total de mais de 93 milhões de euros, segundo estudo do INDEG-ISCTE realizado para a Câmara de Lisboa.

O carácter internacional deste evento possibilita às equipas uma experiência inesquecível. Defrontar adversários internacionais, emocionantes atividades de lazer e grandes momentos de entretenimento, numa das mais bonitas cidades da Europa são algumas das razões pela qual o evento único é considerado de excelência por todos os amantes do Rugby. 

Prevê-se um fim de semana cheio de festa, onde são esperados mais de 2000 atletas em representação de 80 equipas - nos escalões de sub13, sub15, sub17 e sub19 - com os jogos disputados entre as 10h00 e as 18h00. Haverá ainda um “Fun Park” cheio de aventuras para toda a família este ano uma das novidades é a zona de restauração para todos os visitantes. 

A entrada é livre.
(Texto e foto: Move Sports-Organização)


quarta-feira, 2 de março de 2016

1.º Torneio Taeekwondo Solidário no dia 6 em Mem Martins (Sintra)


Realiza-se no dia 6 (sábado) no pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica Ferreira de Castro, em Mem Martins, o 1º Torneio Taekwondo Solidário de Sintra.

A organização é da Taebaek Triângulo Taekwondo – Associação Juvenil de Sintra,

A competição vai durar entre as 9h00 e as 18, e para além da vertente competitiva, o evento conta também com uma vertente marcadamente solidária, uma vez que parte do valor da inscrição reverte para o C.E.C.D. Mira Sintra, a celebrar o 40.º Aniversário.

Este torneio tem a colaboração da Câmara Municipal de Sintra, e o apoio logístico da Federação Portuguesa de Taekwondo, Associação de Taekwondo de Lisboa, Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

EDP Meia Maratona e Mini Vodafone com 27.000 inscritos para a corrida do dia 20 de Março




As inscrições para a edição deste ano para a EDP Meia Maratona de Lisboa, e Mini Maratona Vodafone terminam no dia 11 de Março, mas tudo indica que venham a fechar mais cedo uma vez que já garantiram a presença no dia 20 do próximo mês, 27.000 participantes, sendo destes, 3.000 estrangeiros, um novo máximo de presenças vindas de várias partes do mundo.

Os números foram adiantados na conferência de Imprensa realizada ao inicio da tarde do dia 24 (4.ª feira), na primeira conferência de imprensa promovida pela organização- o Maratona Clube de Portugal- no VIP Grand Hotel & SPA, em Lisboa.


Carlos Moia na apresentação da prova deste ano

Para além destas duas provas, também as atenções estarão viradas para a prova CTT Wheelchair Racing (Cadeira de Rodas) destinada apenas a atletas profissionais e com mínimos exigidos de 1h10m.
Na reunião com a imprensa e convidados, marcaram presença, entre outros, o presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Móia, do presidente da FPA, Jorge Vieira, dos autarcas de Almada, Lisboa, e Oeiras, para além dos patrocinadores, nomeadamente o sucessor do Banif, o Santander Totta que pela primeira vez entra no leque de sponsor's, assim como os cafés DELTA.

A corrida que tem como principal atractivo a passagem sobre a Ponte 25 de Abril que este ano comemora meio-século, tem contudo o objectivo de bater o recorde da meia maratona, daí que os corredores de elite partam de Algés, com chegada ao jardim dos Jerónimos, em Belém.
Para os (ainda) interessados, as inscrições devem ser efectuadas aos balcões do Santander Totta.
Carlos Morgado vice-presidente da CM Oeiras

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

N.B. Queluz apurado para o nacional de basquetebol sub 16 masculinos

O pavilhão desportivo municipal de Casal de Cambra acolheu no passado fim-de-semana, (12 a 14), a Final Four do Campeonato Distrital de Basquetebol (5º- 8º) de Sub16 masculinos com vista ao apuramento ao nacional da categoria.


Em competição estiveram o Sport Algés e Dafundo, o Grupo Desportivo Maria Alerta Menéres, o Núcleo de Basquetebol Queluz, e o 2010 Odisseia Basket Clube. Face aos resultados conseguidos, e que lhe daria o 5.º lugar final, o Núcleo de Basquetebol de Queluz o apuramento da equipa para o campeonato nacional. Na classificação, Algés e Dafundo, foi 6.º, Maria Pia (7.º), e GDEMAM (8.º).

Na competição destinada às raparigas, sub 16, o Algés e Dafundo, assegurou o 5º lugar ganhando assim o lugar em aberto para o nacional. Maria Pia (6.º), Estoril (7.º),e GDEMAM (8.º), classificaram-se pela ordem indicada.

Registe-se que esta de apuramento, contou com a organização do Grupo Desportivo Escola Maria Alberta Menéres (GDEMAM) em parceria com a Associação de Basquetebol de Lisboa, e a Câmara Municipal de Sintra.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Clube Basket de Queluz campeão distrital em sub 16 masculinos

O pavilhão desportivo municipal de Casal de Cambra recebeu durante os dias 5, 6 e 7, a Fase Final do Campeonato Regional de Basquetebol da ABL destinado ao escalão de sub 16 masculinos, e organizado em parceria entre Câmara Municipal de Sintra, CBQ, e ABL.

Com o apuramento para já garantido, relativamente ao campeonato nacional da categoria, a equipa do Clube de Basket de Queluz garantiu a conquista do título regional ao vencer os três encontros da fase final.

A equipa concelhia começou por bater na ronda inaugural, o Estoril Basket por 83-39, ganhando na 2.ª jornada, ao Paço de Arcos por 73-30. No derradeiro jogo, o emblema de Queluz acabaria por ser mais forte que o Benfica, derrotando os encarnados por 60-45, e conquistando assim o título em disputa.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

AE BTT Rio apresenta plantel de ciclistas para a época de 2016

Os dirigentes da Associação Escola BTT Rio, apresentaram publicamente, dia 6, no Ginásio Energy, no Alto Forte (Rio de Mouro), o plantel para a época de 2016. Com 24 ciclistas, e a maior fatia a pertencer ao plano desportivo da formação em BTT, o clube representativo de Rio de Mouro apresenta-se com naturais ambições tendo em conta o valor dos ciclistas de topo, nomeadamente na Elite masculina e feminina, e sub 23 feminino.

 
Esperanças renovadas em Rio de Mouro para a nova época de BTT
Plantel para 2016:

Ciclismo Para Todos (CPT): João Miguel Nascimento; Escolas/Benjamim: Rodrigo Florentino; Rafael Florentino. Escolas Infantil: Francisco Vitorino Silvestre; Lara Filipe Fernandes; Camila Eduardo Rosário; Diogo Afonso; Escolas/Iniciado: Daniel Franco; Nádia Portas; Fábio Lage; Escolas/Juvenil: Mariana Viais; Pedro Sousa; João Tomás Rebocho; Cadetes: João Miguel Gonçalves. Júnior masculino: Miguel Machado; Carlos Salgueiro; Júnior feminino: Beatriz Lopes; Sub 23 feminino: Margarida Lopes; Elite feminina: Andreia Lopes; Elite masculina: Ivo Pais; João Camocho; Master feminina: Carla Victorino; Masters 30:Aires Barros; José Domingos.

Sporting Clube de Lourel nos quartos-de-final da Taça AFL

Realizaram-se nos dias 6 e 9 deste mês, os jogos referentes aos Oitavos-de-final da Taça AFL, com o Sporting Clube de Lourel a sobreviver na prova, ao eliminar fora, na 3.ª feira de Carnaval (dia 9), a Associação Desportiva de Oeiras (1-2), após prolongamento.
Dos emblemas concelhios ainda em prova, foi afastado da competição o Clube Atlético de Pero Pinheiro que no sábado (6), recebeu no campo Pardal Monteiro, a União Desportiva de Tires. Com um empate (1-1) no final do tempo regulamentar e prolongamento, foi necessário recorrer ao desempate através das grandes penalidades. O emblema do concelho de Cascais acabaria por ser mais eficaz e garantir a passagem à próxima eliminatória.

Para os ¼ de final, ficaram apurados; União de Algés, Águias da Musgueira, Alta Lisboa, União de Tires, Alverca, Santa Iria, Coutada, e Sporting de Lourel.
Com a vitória em Oeiras, os leões de Lourel seguem na taça AFL 2015/16

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Hockey Club de Sintra recebe Sesimbra no sábado, dia 13 para a Taça de Portugal






Joga­-se no sábado dia 13, a 3.ª Eliminatória da Taça de Portugal de Seniores Masculinos de Hóquei em Patins.
HC Sintra e Sesimbra voltam a defrontar-se esta época, agora para a Taça de Portugal

Na Zona Sul, o Hockey Club de Sintra recebe pelas 18h00, o GD Sesimbra, duas equipas que militam na 2.ª Divisão. Do restante quadro de jogos, saliente-se a visita do SC Tomar, a Murches (Cascais), e da Salesiana ao recinto do Alenquer, equipa orientada por Paulo Pantana.

Recorde-se que a União de Nafarros foi eliminada da prova, ao ser derrotada no Entroncamento (2.ª Eliminatória), enquanto o Sintra ficou isento.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Pró Nacional da AFL-Sporting de Lourel ganha (2-0) à AD Carregado e regressa às vitórias

Factura devolvida para a região ribatejana
 
Pressão atacante da equipa ribatejana sobre a defensiva leonina
No Campeonato Distrital “Pró Nacional” da AFL, o Sporting Clube de Lourel recebeu no domingo, dia 17, no seu parque de jogos, a Associação Desportiva do Carregado, e venceu por 2-0, um resultado feito nos minutos iniciais do jogo. Os leões devolvem assim a factura para a região ribatejana, depois de terem sido goleados pelo Vilafranquense, SAD na ronda anterior do campeonato.

Ainda o cronómetro não chegava aos 3 minutos de tempo jogado, e já o conjunto leonino inaugurava o marcador por intermédio de Duda, dando seguimento a uma jogada envolvente de ataque. A pressão da equipa orientada por Paulo Oliveira começava no meio-campo, com o capitão Edgar e Timmie, a darem o mote, quer a defender, quer a atacar. Na frente, Maniés, promovido a titular desequilibrava nas acções individuais, surpreendendo as linhas defensivas dos ribatejanos que aos 14minutos sofreram novo golo. Nova jogada envolvente, desta feita, pelo lado esquerdo, e João Raimundo a não perdoar o 2-0.

Ricardo Monsanto aposta tudo na reviravolta
O treinador da equipa do Carregado, não esperou muito tempo para alterar o onze i inicial, e à passagem da meia hora de jogo fez de uma assentada, quatro (!) substituições. Cesário, Diogo, Pepe, e Manel, foram as opções, reforçando assim a zona defensiva, e o meio campo. A equipa melhorou bastante e começou a dar bastante trabalho ao guarda-redes, Pedro Calixto, de novo titular. Paulinho, Gouveia, e Meira foram obrigados a recuar bastante, compensados pela acções de Edivaldo, muito bem a defender. À medida que o tempo foi correndo, quer o Lourel, quer o Carregado tiveram algumas oportunidades de marcar, mas tudo parecia decidido em termos de resultado. Ainda assim, Paulo Oliveira ainda quis dar mais profundidade ao ataque e refrescou o meio campo e a linha ofensiva, com as entradas de Colaço, e Ruben, mas acabou por segurar a vantagem já perto do final, com as entradas de Zuca, e Flávio.
Foi uma vitória importante para os leões que assim somaram mais uns pontos para subir na classificação, dando uma excelente resposta à goleada de seis-a-zero, sofrida em Vila Franca de Xira na jornada do dia 10.
Paulo Oliveira, treinador do SC Lourel
Quanto à arbitragem de Fábio Gomes esteve em bom plano. Sempre em cima dos lances, e bem acompanhado pelos seus auxiliares, Armando Domingos, e Fábio Ribeiro.
Constituição das equipas:
SC Lourel: Pedro Calixto; Paulinho, Gouveia, Meira, e Edgar (cap.);
Edivaldo, Coimbra (Colaço, 72’), Timmie, e João Raimundo (Zuca, 86’); Duda (Ruben, 72’), e Maniés (Flávio, 86’).
Treinador: Paulo Oliveira

AD Carregado: Fialho; Piquito, Gê, Vinicius (Canedo, 75’), e Ratinho (Cesário, 35’); Fabrício, Zé Luís, Elvis (Pepe, 35’), e Milton; Ivanilson (Diogo, 35’), e Víctor (Manel, 35’).

Treinador: Ricardo Monsanto.
Próxima jornada (24-01-2016): 15.ª
Alverca-SC Lourel; Cacém-Oeiras.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

HC Sintra isento na Taça de Portugal-Seniores masculinos. Nafarros joga no Entroncamento

O Campeonato Nacional de Hóquei em Patins da 2.ª Divisão volta a sofrer uma suspensão no próximo fim-de-semana devido á realização da 2.ª Eliminatória da Taça de Portugal...


O Hockey Club de Sintra ficou isento (com mais 11 clubes) e fica por isso automaticamente apurado para a fase seguinte. Já a União Desportiva de Nafarros desloca-se ao reduto do UF Entroncamento. Os jogos realizam-se no sábado, dia 16, a partir das 17h00, destacando-se na Zona Sul, o encontro entre a GRF Murches e CP Beja, dois emblemas que querem subir ao segundo escalão da modalidade e ocupam lugares de topo no escalão terciário.
Nafarros procura no Entroncamento garantir a passagem à 2.ª Eliminatória da Taça de Portugal

Quanto ao  nacional da 2.ª Divisão, o Hockey Club de Sintra, já sob o comando de Luís Moreira, deslocou-se no dia 9, ao recinto da Juventude Salesiana tendo ganhar po 1-7, subindo assim ao 2.º lugar da classificação, com 28 pontos, a cinco do líder, SC Tomar. Em Lisboa, a UDC Nafarros empatou (5-5) com o Campo de Ourique, insuficiente para deixar o lugar de lanterna-vermelha, com apenas 4 pontos.