quarta-feira, 22 de março de 2017

Casa Benfica conquista em Mira, o título nacional de Masters-Corta matop Longo



Realizou-se no dia 5 de Março, em Mira, o Campeonato Nacional de Corta Mato Longo, com a equipa de Veteranos da Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins a conseguir a dobradinha em títulos nacionais-ANAV, depois de já ter ganho o nacional de estrada. Também no sector dos jovens (FPA), o concelho de Sintra esteve em evidência, com o 3.º lugar da Casa Benfica AMM em Juvenis masculinos, e do Grupo Recreativo e Desportivo Manique de Cima, em Juniores femininos.

Na competição da Associação Nacional de Atletismo Veterano-ANAV, a formação encarnada confirmou as expectativas e a superioridade já evidenciada no Jamor, no nacional de estrada, ao vencer folgadamente o sector colectivo. Individualmente, também os atletas da filial da Luz, não deixaram os seus créditos por pés alheios, e trouxeram para Sintra, dois títulos. José Silvério, sagrou-se campeão no escalão +75, e Luís Ferrão, o de “vice” em +65. Ao pódio (3.º lugar) subiram ainda; Fernando Ferreira (+75), Albino Oliveira (+70), José Alves (+65), e Pedro Carrasqueira (+35).
Também a equipa feminina esteve em destaque ao classificar-se no 3.º lugar (Povoense foi o campeão), o mesmo degrau do pódio conquistado pela formação de Juvenis (venceu o SC Braga), com os atletas; Martim Monteiro (5.º), Pedro Saldanha (26.º), Rui Cruz (35.º), e José Djau (48.º). Nota ainda para o GRD Manique de Cima, 6.º classificado neste escalão.

Manique de Cima: 3º Lugar em Juniores Femininos
Com a vitória a sorrir ao Sporting Clube de Portugal, seguido do Maia AC, o Grupo Recreativo e Desportivo Manique de Cima surpreendeu ao conquistar a medalha de bronze colectiva. Marta Sousa (17.ª) foi a melhor classificada da formação azul e amarela.

Formações de Juvenis e Juniores do GRD Manique de Cima, e Casa Benfica no Algueirão, respectivamente

Susana Pontes e davide Machado vencem 1.ª Etapa da Taça de Portugal em Ori-BTT


Com duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2017 (TP O-BTT 2017), o evento de Janas, inaugurou o calendário da TP O-BTT 2017, no qual estiverem presentes 179 atletas, 39 dos quais em escalões dirigidos a novos praticantes desta disciplina de Orientação que disfrutaram de agradáveis desafios para todos. Relativamente à competição, os mais fortes ditaram as suas leis, confirmando o favoritismo à conquista do troféu.


Em femininos, e no geral dos dois dias, a vitória sorriu a Susana Pontes, atleta do Clube de Orientação do Centro (Leiria) que venceu as duas etapas, seguida de Noémia Magalhães dos Amigos da Montanha (Barcelos) e de Diana Moreira do Clube de Aventura da Bairrada (Águeda), segunda e terceira classificadas.

Capela circular de Janas, um dos pontos obrigatórios da prova
 No sector masculino, a vitória foi para Davide Machado, atleta do Clube de Orientação do Minho (Braga), e medalha de bronze dos últimos mundiais de Orientação em BTT que ganhou de forma folgada as duas etapas. A ocupação dos dois restantes lugares do pódio foi renhida, com vantagem na classificação geral para Daniel Marques do Clube de Orientação do Centro (Leiria), sobre Luís Barreiro do Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (Pombal). Neste escalão, destaque-se igualmente a excelente prestação de Duarte Lourenço do Clube BTT Loulé/BPI/ELEVIS (Loulé), atleta júnior que nesta época compete no escalão elite. Nos restantes escalões femininos e masculinos, as vitórias e os restantes lugares dos pódios foram para atletas nacionais e estrangeiros dos mais diversos clubes de Orientação.



Clube BTT Terra de Loulé vence classificação colectiva

Na luta pela vitória nas equipas, o mais alto lugar do pódio foi para o Clube BTT Terra de Loulé//BPI/ELEVIS, de Loulé. Os restantes lugares foram para o Clube de Orientação do Centro (Leiria), e Clube da Natureza de Alvito (Alvito), segundo e terceiro classificados.

No evento é de destacar a participação de novos praticantes que experimentaram esta disciplina da modalidade, o que se espera seja uma tendência natural da disciplina, depois de uma época com elevadas performances dos atletas nacionais em eventos mundiais. Por certo que também é fruto do trabalho desenvolvido pelo Clube Português de Orientação e Corrida, sob a direcção de Ana Filipa Silva, atleta da selecção nacional da disciplina -clube com sede em Oeiras-, mas que, de forma regular desenvolve actividades de orientação gratuitas, neste, e em outros concelhos da grande Lisboa.

Entre os apoios que foram dados à prova, registe-se a do Janas Futebol Clube, e da União de Freguesias de Sintra (São Martinho-Santa Maria e São Miguel-São Pedro de Penaferrim- que esteve representada na cerimónia de entrega de prémios pelo seu presidente Eduardo Casinhas.



                                                                       Fonte: FPOC (texto e fotos)

quarta-feira, 15 de março de 2017

Maratona Clube Portugal realiza sonho de atleta brasileira e visita Santuário de Fátima


O Maratona Clube de Portugal vai realizar, na 5.ª feira, 16, o sonho de Maria de Fátima Fonseca, atleta paraolímpica brasileira de 28 anos, de conhecer o Santuário de Fátima. À atleta, natural de Fortaleza, foi diagnosticada à nascença uma mielomeningocele, uma má-formação congénita que afeta a espinha dorsal, deixando-a definitivamente sem o movimento das pernas. Ainda assim, Fah, como é conhecida começou a praticar basquetebol adaptado e mais tarde começou a fazer corrida.
"Fah" é bicampeã da meia maratona do Rio de Janeiro, campeã da maratona de São Paulo, detentora de 21 recordes na carreira e estreou-se no ano passado nos Jogos Paralímpicos, no seu país, correndo a maratona, os 1.500 metros e os 5.000 metros.
“A minha vida foi difícil desde que nasci mas com a ajuda da minha família, amigos e Nossa Senhora de Fátima, consegui superar todos os obstáculos e hoje em dia sou uma atleta bem-sucedida e uma pessoa feliz. Quero ir ao Santuário agradecer” afirma a atleta.

O Maratona Clube de Portugal organiza este fim-de-semana (dias 18 e 19), mais uma edição da “CTT Wheelchair Racing” e Maria de Fátima será uma das estrelas da prova. O Maratona irá ajudar a realizar o sonho de Fah. “Revejo-me plenamente na história de superação da Fah e terei todo o gosto em acompanha-la na visita que sei que tão importante é para ela” revela João Correia, primeiro atleta paraolímpico a trazer medalhas internacionais para Portugal e responsável pela organização da prova em cadeira de rodas.

 “Com três dias, fiz uma cirurgia na coluna e fiquei em observação. Depois de passarem algumas horas, os médicos saberiam se eu teria que usar válvula no crânio ou não. Minha mãe, então, se entregou à Nossa Senhora de Fátima e disse que se não fosse preciso usar a válvula, eu ia-me chamar Fátima”, conta a atleta. “O meu corpo foi-se formando e, como minha deficiência vem da coluna, ela não aguentou por muito tempo. Foi logo quando eu estava entrando na adolescência. A minha adolescência foi a pior possível, porque eu parei de andar, só ia da casa para o colégio e do colégio para casa e não tinha nem cadeira de rodas”, recorda.
Maria de Fátima Fonseca começou a praticar basquetebol, mas, aos 18 anos conheceu o atletismo e passou a se dedicar a este desporto. Para se aprimorar, mudou-se para Santos (SP), onde conheceu o treinador Eduardo Leonel e os dois começaram a trabalhar juntos.
(Texto e foto: Imprensa MCP)

sexta-feira, 3 de março de 2017

Vera Nunes (Benfica) e José Gaspar (Odimarq) vencem Meia Maratona de Cascais


A primeira edição da Montepio Meia Maratona de Cascais, powered by Montepio Runner, realizou-se no fim-de-semana de Carnaval, 25 e 26 de fevereiro, e o palco principal foi a Baía de Cascais. O evento englobou três provas: a Montepio Meia Maratona, a Montepio 5 km de Cascais e a Corrida das Crianças, reunindo cerca de 4.000 inscritos. O evento contou com organização da HMS Sports, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais, em parceria com a Associação Mutualista Montepio e o Montepio Geral.

A Meia Maratona de Cascais surgiu na sequência dos 20 km Cascais, prova com grande tradição no panorama desportivo, passando esta prova de 20 km para a distância de meia maratona. Desde cedo se percebeu que a vitória pertenceria a José Gaspar ou a Nuno Carraça, pois a dupla isolou-se desde início. No final dos 21,0975 km, José Gaspar, atleta do clube de atletismo Odimarq, revelou-se mais forte e venceu a edição inaugural da Montepio Meia Maratona de Cascais com o tempo de 01:07:32. Na segunda posição ficou Nuno Carraça, do U.R.C.Abrunheira, com 01:08:46. Carlos Cardoso, do GFD Running, completou o pódio (01:11:42).
No setor feminino, Vera Nunes, do Sport Lisboa e Benfica, não deu hipóteses e isolou-se na liderança desde cedo, sendo a vencedora da prova com 01:14:42. Seguiram-se as triatletas Marion Mangrobang e Ana Filipa Santos, ambas do Rio Maior Triatlo Clube, com os tempos de 01:21:40 e 01:24:33, respetivamente. Os resultados completos podem ser consultados no sítio oficial do evento.
Além da meia maratona, o evento integrou a Montepio 5 km de Cascais, prova aberta as pessoas de todas as idades, a qual contou com muita animação e muitos mascarados que entraram já na folia carnavalesca.
4000 participantes em Cascais, agora em versão de Meia Maratona

Na véspera, 25 de fevereiro, a animação esteve a cargo dos mais jovens, que participaram na Corrida das Crianças (dos 5 aos 13 anos) e que completaram distâncias entre os 300 e os 1.000 metros na Baía de Cascais. Os diplomas de participação estão disponíveis no sítio oficial do evento.
O vídeo da partida da Montepio Meia Maratona de Cascais, powered by Montepio Runner, pode ser consultado aqui. As imagens do evento estão disponíveis no facebook da prova.
Sitio oficial do evento: meiamaratonadecascais.pt
Facebook: facebook.com/meiamaratonadecascais

Texto: HMS- Imprensa
Foto: Gustavo Figueiredo Photography