quarta-feira, 22 de março de 2017

Susana Pontes e davide Machado vencem 1.ª Etapa da Taça de Portugal em Ori-BTT


Com duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2017 (TP O-BTT 2017), o evento de Janas, inaugurou o calendário da TP O-BTT 2017, no qual estiverem presentes 179 atletas, 39 dos quais em escalões dirigidos a novos praticantes desta disciplina de Orientação que disfrutaram de agradáveis desafios para todos. Relativamente à competição, os mais fortes ditaram as suas leis, confirmando o favoritismo à conquista do troféu.


Em femininos, e no geral dos dois dias, a vitória sorriu a Susana Pontes, atleta do Clube de Orientação do Centro (Leiria) que venceu as duas etapas, seguida de Noémia Magalhães dos Amigos da Montanha (Barcelos) e de Diana Moreira do Clube de Aventura da Bairrada (Águeda), segunda e terceira classificadas.

Capela circular de Janas, um dos pontos obrigatórios da prova
 No sector masculino, a vitória foi para Davide Machado, atleta do Clube de Orientação do Minho (Braga), e medalha de bronze dos últimos mundiais de Orientação em BTT que ganhou de forma folgada as duas etapas. A ocupação dos dois restantes lugares do pódio foi renhida, com vantagem na classificação geral para Daniel Marques do Clube de Orientação do Centro (Leiria), sobre Luís Barreiro do Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (Pombal). Neste escalão, destaque-se igualmente a excelente prestação de Duarte Lourenço do Clube BTT Loulé/BPI/ELEVIS (Loulé), atleta júnior que nesta época compete no escalão elite. Nos restantes escalões femininos e masculinos, as vitórias e os restantes lugares dos pódios foram para atletas nacionais e estrangeiros dos mais diversos clubes de Orientação.



Clube BTT Terra de Loulé vence classificação colectiva

Na luta pela vitória nas equipas, o mais alto lugar do pódio foi para o Clube BTT Terra de Loulé//BPI/ELEVIS, de Loulé. Os restantes lugares foram para o Clube de Orientação do Centro (Leiria), e Clube da Natureza de Alvito (Alvito), segundo e terceiro classificados.

No evento é de destacar a participação de novos praticantes que experimentaram esta disciplina da modalidade, o que se espera seja uma tendência natural da disciplina, depois de uma época com elevadas performances dos atletas nacionais em eventos mundiais. Por certo que também é fruto do trabalho desenvolvido pelo Clube Português de Orientação e Corrida, sob a direcção de Ana Filipa Silva, atleta da selecção nacional da disciplina -clube com sede em Oeiras-, mas que, de forma regular desenvolve actividades de orientação gratuitas, neste, e em outros concelhos da grande Lisboa.

Entre os apoios que foram dados à prova, registe-se a do Janas Futebol Clube, e da União de Freguesias de Sintra (São Martinho-Santa Maria e São Miguel-São Pedro de Penaferrim- que esteve representada na cerimónia de entrega de prémios pelo seu presidente Eduardo Casinhas.



                                                                       Fonte: FPOC (texto e fotos)

Sem comentários:

Enviar um comentário